Time de Merchandising da Fini ganha destaque com o Involves Stage

A empresa estabeleceu um fluxo de informações rápido, prático e completo com o Programa Loja Perfeita

O Involves Stage  já consegue nos dar uma visão macro. A gente consegue fazer um filtro de região, canal e identificar onde realmente está sendo assertivo, onde a gente consegue melhorar e onde tem um sinal crítico que tem que atuar fortemente. Eu falo que o Agile é o meu MBA. O Agile está, cada vez mais, profissionalizando quem está buscando informação e quem está realmente correndo atrás.

Marcos de Carvalho – Líder de merchandising – Fini

A partir de seu complexo de 120 mil m², a Fini abastece a América do Sul com suas guloseimas. Toneladas e mais toneladas de cores, formatos e sabores chegam ao público graças ao trabalho realizado por um time de colaboradores que ostentam orgulho e admiração pela marca.

É com essa responsabilidade e comprometimento que os times de trade marketing e merchandising desempenham suas funções na empresa. Atuar nesse nível, porém, demanda muito suor e atenção a um ponto determinante para o sucesso da estratégia de abastecimento e execução: o reconhecimento de quem está na ponta.

Não basta contar com uma equipe de campo dedicada, que converta oportunidades em sua rotina, se não for possível reconhecer e dar visibilidade aos profissionais. Além disso, até a implantação do Involves Stage, em meados de 2016, os roteiros de visita dos promotores eram planejados sem dados concretos, a sinalização de ocorrências era realizada sem registros organizados e, obviamente, as campanhas de incentivo não recebiam a adesão esperada.

“Nosso maior desafio era expor, cobrar e premiar a equipe de merchandising pelos seus indicadores, por aquilo que realmente dependia deles para acontecer”, explica Nathalia Rodrigues, head de Merchandising, fazendo referência ao período no qual o time era avaliado pelos indicadores de vendas.

O desafio era ir além das informações oferecidas no book de exposição e atuar de forma estratégica, mensurando as ações por meio de dados ainda mais específicos, como o facing das lojas, a ruptura de itens prioritários e os números de displays e pontos extras positivados.

“Com o Involves Stage, a gente começou a utilizar relatórios, fazer análises e reportar isso a nível micro e macro. O diretor recebe o relatório, o dono da empresa recebe, o CEO, o promotor. Todo mundo recebe o que é cabível à sua função, de modo que o Loja Perfeita conversa com Involves Stage por causa disso. Várias áreas que se integram no Loja Perfeita olham os relatórios e tomam as medidas cabíveis de forma mais rápida e prática”, define Rafael Ruocco, coordenador de Estratégia e Merchandising, explicando a relação entre o aplicativo manuseado pelos promotores e o programa de excelência criado pela Fini.

A partir da implantação do Involves Stage, que contou com treinamentos em regionais de todo o Brasil, a Fini passou a medir a execução no ponto de venda e desenvolver KPIs e metas adequadas ao cenário da empresa. “A partir do momento que a gente conseguiu mensurar todos os indicadores Loja Perfeita de forma individual, por indicador e por regional, o nosso resultado evoluiu muito”, afirma Marcus Castroviejo, supervisor de Merchandising.

O sucesso do Programa Loja Perfeita, por si só, é comemorado como uma grande vitória para o time de merchandising da Fini. O cumprimento de roteiro bateu a marca de 97%, uma evolução de praticamente 60 pontos percentuais em comparação com o cenário anterior. Com o Involves Stage, a empresa estabeleceu um fluxo de informações rápido, prático e completo, algo determinante para que a equipe opere com clareza nos objetivos.

O time de merchandising passou a mostrar às demais equipes a viabilidade de manter um promotor de vendas em determinados PDVs, utilizando o cálculo de tempo em loja x custo por hora para balancear o atendimento e não despender atenção onde não há necessidade. Os resultados satisfatórios levaram outras áreas, como a de canal indireto, a adotar as estratégias apoiadas pela plataforma de trade marketing.

-->